Greta Thunberg manda mensagem para jovens brasileiros: ‘É preciso se conscientizar sobre o que está acontecendo’

Greta Thunberg, 16, na Assembleia Nacional Francesa. — Foto: Reprodução/Instagram/@gretathunberg

A jovem ativista ambiental sueca Greta Thunberg, 16, foi convidada especial de uma sessão na Assembleia Nacional Francesa esta semana. Em plena onda de calor na França, ela e mais três jovens entre 16 e 19 anos foram contar aos deputados por que eles faltam às aulas para salvar o meio ambiente. Baseados em estudos científicos, eles explicam que não são alarmistas, mas realistas. “O problema ambiental é aqui e agora”, dizem.

A RFI esteve lá e ouviu o que estes jovens têm a dizer. Greta Thunberg mandou uma mensagem aos jovens brasileiros:

“Há muitas coisas incríveis que podem ser feitas. Muitos jovens e crianças estão se mobilizando no Brasil. Minha mensagem para os jovens no Brasil é que precisamos nos conscientizar sobre o que está realmente acontecendo agora e quais podem ser as consequências de nosso sistema atual. Porque apenas quando entendermos, principalmente os jovens, que nosso futuro está em perigo, eles vão reagir”, afirma Greta Thunberg.

A adolescente sueca falou também da responsabilidade coletiva de todos os atores sociais, baseando-se sempre em dados científicos, como o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o órgão das Nações Unidas para avaliar a ciência relacionada ao clima.

Os acordos de livre comércio entre países de diferentes continentes também foi citado pelos jovens como nocivo para o clima. Ivy Fleur Boileau, de 17 anos, disse que o comércio não pode estar acima das pessoas nem do planeta.

Muitos deputados, sobretudo os conservadores, criticaram a presença de Greta e de outros jovens na Assembleia Nacional, argumentando que eles deveriam estar na escola. As respostas deles foram que a urgência climática não pode esperar. Virgile Mouquet, de 18 anos, alfinetou os políticos usando metáforas do universo escolar.

Ao fim de sua intervenção na Assembleia Nacional, Greta Thunberg também foi irônica e pediu ações ao invés de congratulações.

Fonte: G1

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora